Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Meditação bíblica para o domingo 14 de dezembro 2014

Na tradição das Igrejas antigas, o 3° domingo do Advento que celebramos hoje é o domingo da Alegria. E o motivo da alegria messiânica é da proximidade de Deus. "O Senhor está perto!". Para nós que cremos que Deus está em nós, essa proximidade não é espacial. É de intensidade. Estamos mais em Deus e Deus em nós. E essa é a alegria do Natal. Na primeira leitura da missa desse domingo, ouvimos a vocação de um profeta discípulo de Isaías que começa dizendo: "O Espírito de Deus está em mim". Que beleza. E o Evangelho diz: João Batista veio como testemunha da luz para que todos cressem através dele. E quando perguntavam "quem és tu?" a primeira coisa que ele tinha de esclarecer era: "eu não sou o Cristo". Por que tinha de esclarecer isso? Por que parecia. Que vocação essa nossa de parecer tanto com Jesus que confunda as pessoas: será que não é ele? E João tem de clarear: eu vim adiante dele. João é testemunha da Palavra. Jesus é a Palavra.

Que esses dias antes do Natal nos ajudem a abrir o coração para nos tornarmos nós a presença do Cristo no mundo. Lembramos que ele nasceu em Belém para sermos nós hoje os presépios vivos de sua presença no mundo.  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações