Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Meditação bíblica, domingo 27 de maio 2012

Queridos irmãos e irmãs, 

"O Espírito divino, o universo todo encheu, tudo abarca em seu saber, tudo enlaça em seu amor, aleluia, aleluia". Esse refrão tirado do livro bíblico da sabedoria e musicado por Reginaldo Veloso marcou esse meu dia de Pentecostes. Celebrei com uma comunidade ecumênica na qual uma irmã coordenou a santa ceia. E eu vi nisso um sinal de um novo Pentecostes. O papa João XXIII pediu tanto isso para a nossa Igreja. Os que apostam no inverno e na rigidez do desamor não conseguem aprisionar ou como diz Paulo extinguir o Espírito e ele (em hebraico o termo Espírito - ruah - é feminino, ventania) continua atuando e desacomodando. Assim como a casa onde estavam os discípulos tremeu e sobre eles se espalharam línguas de fogo, as nossas acomodações são abaladas e o que está frio é aquecido. Fico sempre impressionado e comovido quando vejo essa ação do Espírito nas diferentes culturas e tradições. Hoje na celebração ecumênica da qual participei estava Antonio Fernandes, um venezuelano negro retinto, de 70 anos, muito livre e muito alegre. E com uma voz de fazer inveja a quem como eu gostaria muito de cantar bem. Que voz e que repertório das melodias dos negros invocando o Espírito. Mesmo sem compreender as palavras na língua meio africana dele, eu entro em transe. 

Consegui trabalhar hoje em um breve documento de trabalho e consulta para o encontro teológico que faremos aqui em agosto sobre teologia da libertação e bolivarianismo. Agradeço a Deus essa possibilidade de trabalhar rápido e espero que ele me ilumine a dizer ou escrever o que ele quer que se diga. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações