Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, sexta feira de Páscoa, 10 de abril 2015

Participei ontem e hoje pela manhã em Brasília da assembleia do CONIC, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. Fiquei contente de ver essa iniciativa ecumênica sendo revitalizada. Encontrei vários amigos e amigas e senti no pessoal de várias Igrejas uma vocação pela Unidade que me deu profunda alegria de me sentir junto com eles e elas nesse caminho.

Agora à noite, cheguei aqui em Correias, distrito de Petrópolis, RJ, onde começa agora o encontro semestral do grupo de teólogos Emaús. Independentemente dos temas tratados, que alegria sentir a amizade e a confiança dos irmãos e irmãs que fazem parte do grupo. Para mim, esse grupo tem um aspecto de formação permanente que me enriquece imensamente e agradeço a Deus por isso.

Hoje, se completam 60 anos do falecimento do padre Theillard de Chardin. Nesse dia 10 de abril, domingo da Páscoa de 1955, Theillard faleceu de um infarto fulminante. Ele tinha sofrido muito das suspeitas e perseguição da hierarquia eclesiástica romana que nunca o compreendeu e o aceitou. Graças a Deus, tantos anos depois de sua morte, o mundo inteiro reconhece a sua atualidade e lhe presta a justa homenagem pelo seu esforço de unir ciência e fé. 

Que possamos continuar sua intuição profética e dialogar mais e mais com as ciências atuais na abertura ao que o Espírito diz hoje às Igrejas. 

Sei que nesses dias, o padre João Pubben completa seus 50 anos de ministério presbiteral. Atualmente de volta a Holanda, sua terra, ele colhe os frutos do seu trabalho de toda uma vida na periferia do Recife (Dois Unidos) e como cuidador de Dom Helder, verdadeiro anjo da guarda do nosso querido profeta. Desde que, há muitos anos, conheci padre João, me sinto interpelado pela sua simplicidade, o senso de humanidade que sempre vejo nele e a graça que Deus lhe dá de ser um espírito sempre aberto e capaz de ver longe e mais do alto. Ah, como seria bom que o seu testemunho de padre pudesse hoje ser passado para as novas gerações de padre e os jovens presbíteros pudessem se apoiar na sabedoria e na profundidade  pastoral de um verdadeiro doutor da fé como é o nosso querido padre João Pubben. Deus lhe dê sempre saúde e força para que ele continue o seu ministério entre nós, ainda por muitos e muitos anos e nós possamos aprender muito mais com ele. E possamos sempre agradecer a Deus o privilégio que é ser amigos e amigas dele. Lembrando a figura de um profeta como foi Theillard de Chardin e comemorando os 50 anos do presbiterato do padre João, ouso relacionar os dois profetas - um pelo trabalho de unir cosmologia, astronomia e fé. E o outro, o padre João, bem mais perto de nós que une tão bem fidelidade ao Evangelho e a sensibilidade humana de um homem maduro em Cristo. Deus o abençoe e o conduza sempre.

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações