Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, sexta feira, 07 de fevereiro 2014

Estou voltando agora da missa na Igreja das Fronteiras, por ocasião dos 105 anos de nascimento de Dom Helder Camara. Uma alegria imensa encontrar tantos amigos e amigas e nos sentir ligados a uma família que Dom Helder soube unir. Tanta gente maravilhosa e que de alguma forma continua a viver a sua profecia. Além disso, o reencontro (depois de vários anos) com Eduardo Hoonaert, meu mestre no curso de Teologia e amigo de tantos anos, amigo meu, nosso e do Dom com quem colaborou por bem uns vinte anos. Eduardo falou uma palavra clara, profunda e ligando Dom Helder a todas as grandes causas da humanidade. 

A missa.... (depois eu comento, é melhor. Não quero cometer erros e preciso primeiramente orar e guardar silêncio para ouvir a Deus e tentar descobrir o que ele quer). 

Mas, quero sim propor que a partir dessa data, a gente pudesse aprofundar o tema "Dom Helder e os 50 anos do Concílio" e eu vou tentar escrever sobre isso. 

Como sinal de comunhão com ele, quero retomar aqui a oração composta por ele e que está em um folder imenso colocado na sacristia da Igreja das Fronteiras: 

Concede-me, Senhor, uma inteligência que te conheça, uma angústia que te procure, uma sabedoria que te encontre, uma vida que te agrade, uma perseverança que te espera em confiança e uma confiança que, enfim, te possua" (Helder Camara). 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações