Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, segunda feira, 28 de maio 2012

Queridos irmãos e irmãs, 

Essa festa do Espírito que sopra sobre o mundo uma vida nova (Pentecostes) celebrada ontem me veio com alguns sinais maravilhosos de vida nova. Maria, minha sobrinha, me escreveu que em Recife nasceu Tobias, filho de Filipe e Renata. Eu estava com medo desse parto e graças a Deus, deu tudo bem e temos um sobrinho novo no mundo e vindo como sinal e sacramento dessa presença do Espírito de amor no mundo, ele que nasceu como filho do amor não só dos seus pais (Filipe e Renata), mas de uma família bem mais ampla e alargada sobre as dimensões do planeta. Soube também que meus queridos sobrinhos Julieta e Pedro Aléssio estão grávidos. Quero celebrar isso também como sinal do Espirito nos preparando para dar a essa nova geração que vem por aí um mundo novo que nós construiremos, se Deus quiser, principalmente os pais e mães dessas crianças. 

Para isso hoje estou embarcando para Cuba. Talvez não possa me comunicar aqui com vocês todo dia, (lá a internet não é tão fácil),  Cuba é um sinal de liberdade. Há 52 anos é combatida e enfrenta a violência cruel do maior império do mundo e entretanto esse pequeno país nunca se deixou vencer. É quase um milagre e temos de celebrar isso também como sinal do Espírito. Vou lá falar sobre bolivarianismo, esse movimento novo e latino-americano que partindo dos índios, negros e das comunidades populares ensaia um socialismo democrático e mais humano, espiritual mesmo. 

Depois conto a vocês como foi. Fiquemos unidos nesse caminho. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações