Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, segunda feira, 24 de junho 2013

"Por causa do seu nascimento, muitos se alegrarão". Essa palavra que o evangelho de Lucas diz que o anjo anunciou ao pai de João Batista parece cumprir-se ao pé da letra no Brasil, principalmente no Nordeste onde moro. A festa de São João parece ser quase mais importante do que o Natal. É claro que se mistura com festas pré-cristãs do solstício do verão e com muitos costumes do folclore popular, cuja origem se perdeu no tempo. Mas, mantém uma força até religiosa e de unidade que é bonita e profunda. 

Em todos os lugares, descubro a figura de São João Batista apresentado como um adolescente com uma criancinha no braço. Não sei de onde veio isso nem qual a inspiração dessa imagem. Não é a imagem que tenho de João Batista, profeta no deserto e padroeiro de todos os monges e monjas, ou seja, das pessoas que buscam radicalmente a unificação do coração e da vida. Ele foi o precursor da vinda de Jesus naquele tempo. É até hoje precursor da vinda de Jesus em nossas vidas. "Houve um homem enviado por Deus. O seu nome era João e ele veio para dar testemunho da luz" (Jo 1). Quero ser como ele testemunha da palavra divina e amigo do Esposo da humanidade. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações