Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, sábado, 24 de junho 2012

Queridos irmãos e irmãs, 

Diante da fogueira, aqui na chácara, contemplando as chamas que me falam do Espírito, relembro esses dez dias de missão fora, especialmente no Rio e refaço nessa noite de São João a memória dos antigos ritos do fogo no solstício do inverno para nós (ou do verão para o norte do mundo). E me lembro da palavra da Telesur venezuelana: Nosso norte é o sul. Para os navegadores, a bússola aponta sempre o norte. A nossa orientação parte das culturas e da defesa da vida dos povos do sul do mundo. Por isso, o nosso norte é o sul. Sofro com o golpe de estado que o congresso do Paraguai perpetrou ontem contra o presidente Fernando Lugo, apenas pelo crime dele ter recebido e apoiado lavradores. As instituições democráticas da UNASUL e outras têm de exigir para o presidente Lugo o direito de defesa e um processo justo. 

Ao acender fogo na noite em que se recorda o nascimento de São João Batista, se está dizendo que João é um profeta que veio ao mundo acender o fogo da justiça divina. Tomara que ele arde e incendeie esse mundo. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações