Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, quinta feira, 30 de maio 2013

Festa do corpo e sangue de Cristo. Nome que a Igreja católica da a festa de hoje e parece estranho a uma pessoa de hoje que não esteja por dentro da linguagem católica. De fato, foi uma celebração instituída no século XIII e para reafirmar a fé na eucaristia, contra os chamados "hereges". Hoje, a forma dessa devoção deveria ser repensada. Quando eu morava em Goiás, me lembro que o bispo de época, Dom Tomás Balduino, dava a procissão de Corpus Christi um sentido ecológico. Toda natureza êh sacramento da presença divina. E a eucaristia nos une a todo o universo, no qual comungamos o Cristo. Penso que hoje para a Igreja, o problema mais do que a eucaristia êh a eucaristizacao de toda a vida e de nossa forma de viver. 

Ontem, depois de uma viagem de todo um dia ( da madrugadas dez da noite), cheguei a Santiago de Estero, no noroeste da Argentina para participar e asessorar um encontro- fórum sobre "educação e transformação social em um Estado favorável a transformação". 

hoje fiquei impressionado com o fato de que a maioria dos participantes são jovens e o fórum se centra muito nos processos sociais novos dos países latino-americanos. Fiquei feliz de me sentir ligado a esse processo. Um dos coordenadores êh Marcelo Trejo, um teólogo amigo que mora aqui e quer trabalhar comigo o aprofundamento de uma teologia bolivariana. Ótimo. 


Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações