Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quinta feira, 13 de setembro 2012

Queridos irmãos e irmãs, 

Amanhã acontece em Goiânia o lançamento da Agenda Latino-americana 2013 que tem como tema geral "Outra economia é possível". No Brasil, a agenda é editada pela Comissão Dominicana Justiça e Paz. Por ocasião desse lançamento, haverá uma homenagem ao padre Francisco Cavazzutti, missionário italiano da Igreja de Goiás que há 25 anos, por causa de sua consagração aos pequenos lavradores, sofreu um atentado (um tiro de espingarda) que o deixou cego para o resto da vida. Também nesse dia, a Universidade Católica de Goiás entregará a Dom Pedro Casaldáliga o título de doutor-honoris causa. Como amigo dos dois, me alegro com essa justa homenagem e agradeço a Deus pela vida e pelo testemunho deles. Mandei hoje por email a seguinte mensagem que partilho com vocês: 

Recife, 13 de setembro de 2012

Chicão, querido mestre de vida e como diz o profeta do Apocalipse: “irmão e companheiro no testemunho e na tribulação por causa do reinado divino” (Ap1, 9),

É uma feliz coincidência que o lançamento da Agenda latino-americana 2013, tão bem editada no Brasil, pela querida e imprescindível Comissão Dominicana de Justiça e Paz, seja enriquecido pela justa homenagem a você nos 25 anos do atentado que você sofreu por causa do testemunho de Jesus e do reino. Como seu irmão no ministério e companheiro de caminhada na diocese de Goiás, posso testemunhar que, através de você, toda a nossa Igreja de Goiás e nosso bispo Dom Tomás foram vítimas daquele atentado. Tanto o foram por ser atingidos na pessoa de um padre exemplar e precioso como você, como por saber que o tiro que o atingiu não era dirigido somente a você, mas a todos nós que compreendemos a missão da Igreja como serviço libertador ao povo e prioritariamente às vítimas da exclusão desse mundo cruel, lavradores e pessoas empobrecidas das periferias urbanas de nossas cidades.

Hoje, 25 anos depois, você é um mártir vivo e atuante. Mesmo calado e,vivendo hoje na Itália, você continua gritando ao coração da Igreja que a profecia continua sendo atual e urgente. Uma Igreja voltada para si mesma e fechada somente no religioso é sal que não serve mais para a terra e os alimentos. É lâmpada colocada embaixo da mesa e não sobre o candelabro para iluminar toda a casa.

Nessa mesma ocasião, a PUC de Goiás confere ao nosso patriarca Pedro Casaldáliga o título de doutor honoris causa. Os índios e todos os pobres do Araguaia já fizeram dele em vida um “doutor da Igreja”, como esses santos e santas, cujo exemplo e ensinamento fecundam toda a Igreja universal.

Hoje, contemplamos vocês dois, você e Pedro, tão fortes em sua coerência profética e sua espiritualidade solidária, apesar de toda a fragilidade da idade e das chagas corporais que vocês dois receberam como estigmas da paixão de Cristo, por causa da consagração aos mais pobres. A homenagem e o prêmio maior que a Universidade Católica, a Igreja e toda a parte mais sadia da humanidade podem dar a vocês é o compromisso de exigirmos de nós mesmos e de todos os nossos pastores e comunidades: que retomemos o espírito da profecia. O povo de Deus tem direito de exigir e receber dos seus pastores, dos seus ministros e ministras, religiosas e de todos os agentes de base, a cota cotidiana de profecia, sem a qual a Igreja se torna mera multinacional religiosa, os pastores se reduzem a funcionários da instituição e não há mais lugar para o evangelho de Jesus e o seu testemunho. Graças a Deus, temos vocês dois e sem dúvida, como disse Deus ao profeta Elias no monte Horeb: “Não é verdade que só resta você de profeta. Eu reservei para mim um resto e eles continuam firmes na profecia do reinado divino nesse mundo” (1 Reis 19).

Apesar de não poder estar aí hoje para abraçá-los pessoalmente, parabéns e um abraço forte do irmão Marcelo Barros

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações