Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, quinta feira, 02 de maio 2013

Uma conversa com um amigo que foi ao recente fórum social mundial em Túnis, na África, me devolveu a alegria e a confiança nesse caminho de integração mundial. Desde 2001, eu acompanho esse processo e embora não pude estar em alguns na África e na Ásia por motivos de saúde e dinheiro, procuro me manter ao par do que acontece e dou todo o meu apoio. Pessoalmente sou amigo ou ao menos me considero assim de um dos fundadores do fórum social, Francisco Withaker, antigo presidente da Comissão Justiça e Paz no Brasil. Um homem excepcional que desde os anos 60 atua para transformar esse mundo. Ele é da comissão internacional de coordenação dos fóruns e na revista Fórum (o número mais recente que está nas bancas e vocës devem conhecer) ele dá um excelente depoimento do fórum que acabou de acontecer em Túnis. 

Tenho amigos que de vez em quando expressam sua convicção de que, nos últimos anos, o Brasil e o mundo têm piorado muito. Concordo com eles quando se trata da política governamental e da economia. Espero um dia antes de morrer não precisar mais de votar sempre nos menos piores ou naqueles/as que, naquele momento da eleição me pareciam menos piores, mesmo sabendo que quase sempre eles e elas depois de eleitos iriam se mostrar iguais ou piores do que os que eu considerava de direita, como agora a presidente Dilma que mantém na presidëncia do Congresso o "camarada"e grande democrata Renan Calheiros, na presidência da comissão de direitos humanos o "socialista" Marcos Feliciano e no cargo de presidente da comissão de meio ambiente da Câmara (pobre Marina!), o famoso "ecologista" Blario Maggi. E ainda chama isso de "governabilidade". Por tudo isso, os fóruns sociais são sim uma grande esperança e possibilidade para nós. 

Alguns amigos querem saber de minha saúde. A bronquite está sendo vencida pouco a pouco. Os antibióticos estão fazendo efeito. Como não me deixo dominar, continuo trabalhando e amanhã vou a João Pessoa para assessorar a segunda etapa da escola bíblica sobre as cartas não paulinas do Novo Testamento. Apesar de tudo, estou bem, 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações