Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quarta feira, 31 de outubro 2012

Depois de um dia de viagem e atraso em Miami por causa do furacao Sandy, cheguei a Porto Rico, convidado por uma rede de cristaos que me pediram assessoria sobre economia e espirtualidade, assim como sobre como ler os apocalipses da Biblia a partir da America Latina.

Esta eh a primeira vez que venho aqui, uma ilha linda e muito quente banhada pelo mar do Caribe e desde muito tempo dominada pelo governo dos Estados Unidos. Porto Rico vive como colonia norte-americana. Duas linguas, duas bandeiras, governos locais. Os jovens entram no exercito dos Estados Unidos e sao mandados para lutar na Asia, mas nenhum porto riquenho tem direito de votar no presidente dos Estados Unidos que manda no pais deles. A Igreja como o povo esta dividida e todos ficaram muito impressionados quando eu disse que no Exodo biblico, o povo de Israel nao queria a libertacao. Queria como dizia o meu mestre Comblin, um bom patrao, um farao menos cruel. O Exodo conta como Deus convenceu Moises e como inspirou a este para convencer o povo a se libertar. Hoje vivemos assim no deserto, no caminho...

Estou sem internet, mas assim que consegui conto a voces o que estou fazendo por aqui. Hoje aqui se celebra o dia da reforma evangelica (Creio que o dr. Martin Lutero fez um grande bem a toda a Igreja, mesmo a Igreja Catolica que nao o aceitou) e eu falei ontem no seminario evangelico - ecumenico e aberto politicamente. Estamos juntos no mesmo caminho.

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações