Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, domingo, 23 de setembro 2012

Acabou o encontro internacional sobre o decrescimento como caminho para o futuro do planeta. O termo é discutível, mas no final do encontro se publicou um documento que foi assinado por mais de cem economistas conhecidos na Europa e de outros continentes. Nesse manifesto, eles declaram que a atual ordem mundial se apóia em uma série de mentiras e falsas certezas. 

1a falsa certeza: os mercados financeiros são eficientes. A verdade é que não são. 

2a falsa certeza: os mercados favorecem o crescimento econômico. Não é verdade. 

3a falsa certeza: os mercados avaliam corretamente o que os estados podem fazer.

4a certeza falsa: a dívida pública aumenta como resultado de uma despesa excessiva. Não é assim. 

5a certeza falsa: é necessário cortar a despesa pública para reduzir a dívida. 

E assim continua o documento a rasgar o véu que encobre muita propaganda falsa e mentirosa sobre a economia atual. 

Às dez e meia me pediram para celebrar uma eucaristia em uma praça de Veneza na margem de um dos canais. No começo me neguei porque pensei que em um encontro laical e pluralista, não caberia uma celebração que é de uma religião. Disseram-me que todos os grupos que quisessem poderiam se reunir. Fizemos então uma eucaristia simples e ecumênica. Tinha um pequeno grupo budista que participou junto conosco. Consegui criar um clima de comunicação humana e afetuosa apesar do pároco local que queria me ajudar e de fato vinha com o estilo de sempre e o costume de como se faz em uma Igreja. Mas, apesar de tudo, percebi que as pessoas presentes gostaram e agradeceram. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações