Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, domingo, 10 de março 2013

Voltei hoje à noite de Macambira do Sertão, um lugarzinho perdido no sertão seco e paupérrimo da Bahia, a uns 25 km de Juazeiro e outros tanto de Petrolina. Ali a diocese de Juazeiro fez um encontro diocesano sobre comunidades eclesiais de base, com leigos e com padres, alguns dos quais tinham muitas dúvidas e alguns eram mesmo contrários às CEBs. Os três dias do encontro foram de diálogo e de aprofundamento. Cansei-me muito, até por causa do forte calor (38 e 39 graus na sombra), mas parece que o grupo todo gostou. Isso não significa que todos concordaram com tudo. Havia alguns leigos de movimentos, jovens em geral, mas muito rígidos em seus pontos de vista e sem dúvida não concordaram com várias posições que eu defendi. Não me incomodei com isso e os tratei o melhor que pude. 

Depois na volta do encontro, ao passar por Petrolina, passei a tarde com um pequeno grupo do Movimento de Trabalhadores Cristãos (MTC), o pequeno núcleo ali em Petrolina. Pessoas excelentes, pobres e muito comprometidas com a causa dos trabalhadores. Gostei de tê-los encontrado. 

Meu sobrinho Henrique (30 anos) em João Pessoa onde trabalha, teve um problema de coração. Quero estar com ele. Ao mesmo tempo, em Venezuela, pessoas do governo me pedem para ir prestar homenagem ao presidente Chávez, dar entrevistas à TV Telesur e ajudar a pensar o momento atual. Como dizer não a esse pedido? 

Que Deus me ajude a discernir e a ter saúde para isso tudo.   

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações