Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, terça-feira, 19 de abril 2016

Na América Latina, o 19 de abril é considerado "o dia do índio".  Tom Jobin cantava que todo dia deveria ser "dia de índio". Como não é assim, é importante que a sociedade tenha um dia para lembrar desses irmãos e irmãs que continuam sendo considerados como cidadãos de menos direitos do que os outros ou até mesmo considerados não cidadãos. 

Sempre me impressiono muito quando vejo, mesmo em nossos ambientes de esquerda, como há pouca sensibilidade com relação à causa indígena. Os governos do PT que assumiram o Brasil desde 2003 mal cumpriram a Constituição e o governo Dilma nem isso fez... Muitos povos indígenas continuam sendo massacrados e o agro-negócio invadindo suas terras e escravizando os índios que podem... 

Lembro-me quando nos anos 70, Dom Pedro Casaldáliga escreveu "O Verbo de Deus se fez índio". Ainda hoje, nós cristãos temos dificuldade de reconhecer isso e de adorar a presença de Jesus nas pessoas e nas lutas justas dos povos indígenas.  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações