Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

O coração da Terra, útero da vida

Hoje, 05 de dezembro, é o dia que a ONU estabeleceu como "dia mundial do subsolo". É preciso compreender para que isso e como podemos colaborar com essa comemoração. O objetivo é tomarmos consciência de que nós e todos os seres vivos dependemos do cuidado com o subsolo. Atualmente, procuramos ampliar a noção de direitos humanos incorporando a eles "os direitos da Terra".  

Com todas as suas riquezas escondidas, o subsolo deve ser cuidado e respeitado. Ele contém em si grande parte da biodiversidade mundial e, portanto, requer a mesma atenção que a superfície da Terra. Desempenha papel fundamental no fornecimento de água potável e na possibilidade de resistir a secas e inundações. Do subsolo depende a qualidade da nossa comida, a pureza da água, o equilíbrio do clima, a biodiversidade e a vida. O maior depósito de carbono terrestre está no subsolo. Portanto, a sua preservação pode contribuir para o equilíbrio climático. 

Nas cidades, é comum dizer-se que saneamento e o que está debaixo da terra não dão votos. No entanto, cada vez mais, as empresas multinacionais se voltam para as riquezas escondias dentro da terra. Em todos os países da América Latina, uma das mais graves causas da destruição ecológica e da pobreza das populações locais é a exploração dos minérios e das jazidas minerais que estão no subsolo. Desde os tempos da colonização, seja na Cordilheira dos Andes, seja em Minas Gerais e mais recentemente na Amazônia, as grandes empresas mineradoras têm provocado destruição da natureza, agravamento das mudanças climáticas e muito sofrimento para os pobres. A mineração representa o rosto perverso do modelo de desenvolvimento que ainda vigora em grande parte do mundo. Graças a Deus, em vários países da América Latina, missionários cristãos e pessoas de boa vontade têm formado um grupo de reflexão e de solidariedade às comunidades atingidas pelo trabalho das mineradoras. Esse grupo "Iglesias y Minerias" ou "Igrejas e Mineradoras" têm realizado uma forte profecia de justiça e paz em nosso continente.   

Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas explica. "Temos de garantir a gestão sustentável do subsolo, com base em uma administração sustentável. Juntos, podemos cuidar que o subsolo continue a ser uma base sólida e real para a vida".  

Para a maior parte das grandes tradições espirituais, o subsolo representa a interioridade da Mãe Terra. Por isso, deve ser venerado como uma espécie de útero de vida. Nas antigas culturas orientais, acreditava-se que, nos primeiros meses de gravidez, o feto passava do ventre da mãe para o seio da Terra. Ali era cuidado e fortalecido até que, pouco tempo antes do nascimento, retornava misteriosamente ao útero materno. A própria Bíblia parece expressar essa crença no salmo: "Tu, ó Deus, me acompanhavas, quando, misteriosamente, eu era gerado no útero da terra". (Sl 139, 15). Pode ser por isso que, na Bíblia, é a partir do coração da Terra que a Deus se eleva o grito das pessoas que sofrem. Hoje, percebemos que a justiça social está intimamente ligada ao cuidado com o subsolo. Assim como a Terra, o subsolo também não pode ser visto apenas como mercadoria a ser vendida e produto comercial a ser explorado. Além disso, é preciso sempre lembrarmos que as culturas tradicionais como as comunidades indígenas e afro-brasileiras têm uma profunda relação de vida e de comunhão com a Terra e todas as vezes que a relação com o subsolo é de exploração, essas comunidades são oprimidas e prejudicadas.  

Para os cristãos, a festa de Natal celebra que, através da pessoa de Jesus Cristo, Deus realiza um verdadeiro casamento com a humanidade e com o planeta Terra com todas as suas riquezas naturais.  

Celebrar o Natal deve nos levar a um mais profundo reconhecimento de que a Terra e o seu subsolo fornecem o material para o presépio de Deus e a sua presença no mundo atual. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações