Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Novo segredo de Maria

Há cem anos, a pequena aldeia de Fátima no centro de Portugal se tornou lugar de peregrinação e de oração de multidões inteiras. Independentemente do que pensamos sobre as aparições de Maria em si, Fátima, como Lourdes, como Guadalupe no México, têm uma energia espiritual impressionante. Ali todos os dias, durante todo o ano, milhares de pessoas se encontram com Deus e oram.... 

Pessoalmente, sei que a devoção a Maria, mãe de Jesus herdou muitas coisas dos cultos pre-cristãos, na Europa da "Rainha dos Céus" dos celtas e da Deusa Mãe dos antigos cultos à luz, assim como na América Latina, dos cultos à Mãe Terra, a Pachamama. Sem dúvida, essa devoção deu energia de resistência ao povo pobre e sofredor, a índios e a negros na sua caminhada por mais vida e dignidade.

Peço a Deus que, um dia, a Virgem apareça não para dizer que Deus está com raiva do mundo por causa dos seus pecados e que vão acontecer grandes calamidades, como se Deus fosse capaz de fazer as pessoas sofrerem pelo fato de que pecam. Peço a Deus que a Virgem que, em alguns lugares, apareceu para falar contra o Comunismo ateu - (como se a Rússia czarista fosse muito cristã e do agrado de Deus - apesar de toda escravidão e sofrimento dos pobres no campo e na cidade). Quem sabe, um dia, a Virgem aparece para dizer que Deus não é de direita e não é indiferente às injustiças sociais. Não é um Deus que fica contente, contanto que as pessoas que têm dinheiro construam igrejas e templos aqui e ali.... Em toda a Bíblia, ele nunca pediu para se construir templos... 

 Mesmo eu que não espero aparições da Virgem, nem de ninguém que vive na plenitude de Deus, tento discernir que mensagens a Virgem Maria dá hoje ao mundo. Certamente, ela dirá que o povo católico vê nela uma imagem de que Deus não somente é Pai, mas também é Mãe. E que Deus está presente e ativo nas lutas de libertação do nosso povo. Ela pedirá não tanto que rezem, rezem, rezem para o mundo não acabar e sim que unam à sua oração o cuidado com a natureza e, no seu modo de pensar, trabalhem pela paz, pela justiça e pelo diálogo entre as culturas, entre as religiões e a busca de novas relações internacionais entre os povos. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações