Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Momento bíblico, quinta-feira, 05 de janeiro 2012

Nesta noite, as Igrejas orientais vivem a grande vigília de uma das mais importantes festas para o Oriente. Chamam-na "a Teofania", a manifestação de Deus na pessoa de Jesus e em toda a humanidade. A Igreja latina fez dessa celebração a festa dos reis que o nosso povo gosta tanto e tem tantas tradições populares. No ponto de vista teológico gosto mais do costume ortodoxo de ler nessa festa o evangelho do batismo de Jesus no Jordão. Através desse sinal, ele assume nossa realidade humana, inclusive em suas fraquezas. Mostra-se verdadeiramente um de nós. Nos últimos anos, tenho me esforçado muito em compreendê-lo melhor como pessoa humana e descobrir que é em sua natureza humana que Deus se manifesta presente e atuante como sinal do que ele quer fazer em todos nós.

Se alguém quiser aprofundar esse assunto de como era a pessoa humana de Jesus, um livro que sugiro é "Jesus, aproximação histórica"  de José Antonio Pagola, editora Vozes. Um livro profundo e ao mesmo tempo simples, claro e muito bem escrito. Gostoso de ler. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações