Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Memória de um profeta

Cuernavaca é uma cidade histórica a uns 80 km da Cidade do México. Ali no primeiro momento da colônia, o conquistador Hernán Cortez se fez construir o seu palácio e até hoje ele domina o centro histórico de Cuernavaca. Ali também está a Catedral. Na primeira vez, a visitei junto com Dom Sergio Mendes Arceo, bispo profeta que marcou muito a cidade. Ali ele me mostrou a capela dos índios. Eles não aceitavam orar em um local fechado. Por isso, sua Igreja não tinha telhado para que pudessem louvar a Deus olhando o céu e à noite as estrelas.
Agora, estou novamente em Cuernavaca, discretamente em um encontro com as irmãs beneditinas guadalupanas, minhas amigas. E evoco a memória de Dom Sérgio Mendes Arceo, amigo de nossos profetas Tomás Balduíno, Pedro Casaldáliga e Dom Helder Camara. Dom Sergio foi o primeiro bispo da América Latina a visitar Cuba e ter um encontro com Fidel Castro. Depois do encontro, declarou que o Socialismo está mais perto do evangelho de Jesus. Em 1972, aceitou participar do encontro dos cristãos para o Socialismo no Chile. Quando voltou, um grupo de mexicanos o esperava no aeroporto com cartazes ameaçando-o e eles o agrediram jogando sobre ele tinta vermelha. Ele continuou normal o seu trabalho, mesmo muito criticado pela presidência da Conferência Episcopal do México e pelo Vaticano. O cardeal Baggio, secretário do papa Paulo VI, escreveu ao cardeal do México dizendo que o papa está contente que os bispos do Mexico reajam e tornem pública a discordância da Igreja contra Dom Sergio. Assim mesmo esse profeta seguiu firme em seu caminho e fundou os grupos de solidariedade Dom Oscar Romero. Que Deus continue dando aos nossos povos e a nossas Igrejas profetas assim da justiça e da libertação.

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações