Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Em vésperas do referendo

               Em Belo Horizonte onde estou, hoje falarei na cerimônia que dará o título de Doutor Honoris Causa em Teologia a Luiz Alberto Gomez de Souza, amigo e que quando jovem era assessor de Dom Helder Camara no Rio de Janeiro. Serei encarregado de justificar porque esse título. Direi que Luiz Alberto desde os anos 60 era assessor de bispos como Dom Helder, Dom Candido Padim e outros. E sempre ajudou a nossa Igreja a ser uma Igreja em saída, inserida no mundo secular e a serviço da humanidade. 

                    No Recife,  o Tribunal Eleitoral de Pernambuco notifica e censura o bispo auxiliar do Recife Dom Limacedo por ter orientado os fieis na missa de ontem contra o risco da ditadura. Voltamos aos tempos nos quais a arquidiocese de Recife era vista pelo mundo como subversiva. O nosso bispo auxiliar conseguiu essa proeza - levar a nossa Igreja de novo a uma atitude profética. O Tribunal que permite propaganda em favor da direita na televisão e feita de modo a pressionar os fieis pentecostais censura e critica um bispo católico que sem fazer propaganda de ninguém dá aos fieis critérios para votar. E o Tribunal se acha no direito de censurar um bispo em pleno ministério da palavra dentro de um templo no meio do culto. Onde estamos e para onde vamos? 

                Escrevi aos dois bispos - Dom Fernando e Dom Limacedo dizendo que se se calarem até as pedras gritarão e quando quiserem falar será muito tarde. E não terão moral para dizer nada já que quando podiam e deveriam ter falado nao o fizeram. Por isso, me solidarizo com as palavras de Dom Limacedo e peço que não recue no seu ministério profético. Do céu, Dom Helder deve estar sorrindo contente em ver um de seus sucessores caminhando assim na mesma linha da sua profecia. Graças a Deus. 

                   É preciso que nós todos apoiemos e demos força a essa profecia viva e a continuemos para que depois de amanhã possamos celebrar um sinal da bênção divina que deu a vitória ao pequeno Davi contra o gigante Golias. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações