Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, terça feira, 12 de janeiro 2016

O curso Oscar Romero em Santa Maria sempre me comove por ver a dedicação com a qual pessoas como Íria Balsan se consagram à formação da juventude e do laicato. Mais de cem pessoas de várias dioceses do Rio Grande do Sul aprofundam assuntos importantes como o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica desse ano. Depois, mesmo com certo sacrifício, vim até Passo Fundo para encontrar um grupo de amigos/as que queriam aprofundar uma proposta de espiritualidade comunitária.

Na sociedade atual, muitas vezes, as pessoas dizem que a juventude de hoje já não aceita mais compromissos de vida e de radicalidade evangélica. Nesse contexto, é comovedor encontrar adultos e jovens (a maioria jovens) de 20 a 30 anos, mas mesmo uma menina de quinze, querendo uma vida comunitária baseada na espiritualidade cristã, centrada no diálogo com o outro e que possa ser para as pessoas um testemunho do evangelho.

Comprometo-me com eles/as a apoiar e acompanhar esse projeto que não quer nem se ligar a alguma instituição formal de vida religiosa, nem criar uma nova congregação. Quer ser como uma rede de núcleos autônomos mas que se apoiem e cresçam juntos. Provavelmente o mais desafiador é como inserir-se no mundo, ser igual a todo mundo, ao mesmo tempo, sendo diferente e assumindo essa diferença como profecia do evangelho. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações