Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, terça feira, 08 de maio 2012

Ecumenismo

Meu dia começou hoje enfrentando o trânsito infernal do Recife para ir à reunião da comissão arquidiocesana de Ecumenismo na cúria do Recife (Manguinhos). Como é triste ver uma cidade pobre da América Latina como é Recife e são nossas cidades brasileiras manter a cultura dos Estados Unidos e privilegiar o transporte individual. Hoje tentei duas vezes pegar um ônibus e desisti tanto porque não consegui entrar no veículo super cheio, como porque achei até perigoso viajar na porta meio se abrindo... Uma coisa que me faz pensar o que é a vida do pobre que enfrenta isso diariamente e duas ou mais vezes por dia (eu só enfrentei hoje). 

E o pessoal parece tão tranquilo, quase contente com tudo. Pode ser alienação ou positivamente força de resistência.

E me lembro de quando eu era criança, Recife tinha bondes que funcionavam bem e não poluiam. E tinham trem para todo o interior do estado de Pernambuco. Hoje até os trilhos foram arrancados. E tudo é estrada de rodagem, ônibus e riscos nas rodovias... Será que o governo Dilma vai cumprir o que prometeu e investir de novo em linhas férreas e transporte de massa?

A reunião de ecumenismo foi quase toda sobre a semana de oração pela unidade dos cristãos. Participo por vocação e por fé no que Jesus falou, mas me espanta constatar como a minha Igreja e as outras estão longe, longe desse projeto e como para o diálogo e a unidade, teríamos que antes de tudo ajudar cada Igreja a descobrir que não é a única e deve renunciar à sua arrogância doutrinal e dogmática e à sua autosuficiência institucional. Isso é difícil. Será que um dia veremos essa primavera? Creio e espero, assim como farei tudo para dar minha vida por isso. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações