Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, segunda feira, 16 de abril 2012

Emaús

Estou voltando do encontro de teologia do meu grupo (Emaús) em Correias, RJ. Como sempre, foi um encontro marcado pela profunda amizade que nos une e a alegria de reencontrar companheiros/as de tantos anos (Leonardo Boff, Libânio, Betto, Maria Clara Bingemer, Tereza Cavalcanti, etc) e de refletir sobre temas atuais e cheios de desafios. Dois temas me tocaram mais: a preparação da Cúpula dos Povos no Rio durante a Rio 92+20 da ONU e os 50 anos do Concílio Vaticano II. Sobre a reunião da ONU, descobri que se espera pouco e a reunião já está fadada ao fracasso tanto pela falta de vontade política dos governos de mudar o rumo da sociedade com relação ao modo de tratar a terra e a natureza, como também pela crise econômica que está devastando a Europa ocidental e tb a America do Norte. A tal "economia verde" que se quer propor como medida nova para salvar a natureza é colocar preço em tudo e fazer da terra, da água e do ar, mercadorias a serem vendidas e compradas, dependendo do dinheiro que a pessoa ou empresa paga. Se paga, pode sim devastar. 

A Cúpula dos Povos com seus três momentos (atividades de iniciativa própria das ONGs e organizações que querem participar, plenário dos povos e de convergência de propostas) me parece oportuna e já me inscrevi para uma atividade sobre ecologia e espiritualidade e também para uma vigília de oração interreligiosa pela paz e pelo diálogo entre culturas e entre religiões. Os 50 anos do Concílio Vaticano II também é um tema fundamental para nos ajudar a voltar a um modelo de Igreja mais atual, democrático e principalmente mais de acordo com o evangelho de Jesus. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações