Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, segunda feira, 08 de fevereiro 2016

 Não pude escrever ontem por ter todo o meu dia ocupado em Campina Grande no Encontro da Nova Consciência. Pela manhã,  celebrei o ágape ecumênico, a ceia de Jesus. Se chamamos de missa, sou bombardeado pelos guardiões da ortodoxia católica que dizem não ser permitido celebrar a eucaristia ecumenicamente. Como se a ceia de Jesus não fosse em si mesmo o sacramento da unidade e como se essa unidade de todos em Deus não fosse além da Igreja. Mas, o fato é que vi gente comovida e outros que me diziam obrigado por terem se sentido reconciliados com Jesus.

À tarde, fizemos o ato interreligioso pela paz. Sempre com o risco de muito narcisismo dos representantes religiosos que, muitas vezes, no lugar de orar pela paz, põem-se a falar de sua religião e de si mesmos... De todo modo, foi um belo momento... no pôr do sol de Campina Grande. 

Ontem, era o aniversário de nascimento do nosso mestre Helder Camara. Nesse ano, caiu em pleno domingo de Carnaval e por isso no Recife os seus amigos e discípulos lembrarão essa data no dia 28 de fevereiro. Nesse ano, quero lhe dar um presente. Prometi aos italianos atualizar e completar alguns elementos para uma nova edição do meu livro "Dom Helder Camara, profeta para os nossos dias"  e recebi um convite para lançar a nova edição italiana em maio, no Vaticano, com a presença de um cardeal amigo (não digo ainda o seu nome até ter sua participação confirmada) e há um convite para que eu entregue o livro nas mãos do papa. Eu participaria da missa do papa às sete da manhã na Casa Santa Marta e depois da missa poderia estar um momento com ele e entregar-lhe o livro sobre Dom Helder. Recebi essa proposta de amigos de Roma. Respondi: vamos ver. Agora, a primeira tarefa é tempo e luz para melhorar o livro e torná-lo mais atual... Rezemos. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações