Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quinta feira, 15 de outubro 2015

Apesar de que a data do seu nascimento foi em março, nesse dia (15 de outubro), festa de Santa Teresa de Ávila, a Igreja Católica está celebrando o quinto centenário do seu nascimento.

É importante celebrar essa mulher que no século XVI conseguiu liderar um importante movimento de renovação da vida religiosa na Igreja Católica e fundou uma ordem para mulheres, mas também para homens. Ela sendo mulher, foi praticamente diretora espiritual de homens como São João da Cruz e outros.

Os historiadores da época contam que o núncio (representante do papa na Espanha) escreveu ao papa e denunciou "aquela mulherzinha" que saia da clausura do seu convento para influir na vida da Igreja. E ela tornou a vida de oração e de intimidade com Deus acessível para qualquer cristão batizado. Com Teresa, aprendemos que orar não é pensar nem falar. É amar. E que nossa fé deve nos levar a um relacionamento com Deus todo centrado na interioridade, na intimidade da relação pessoal e não em ritos e em uma religiosidade externa sem profundidade. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações