Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quarta-feira, 12 de outubro 2016

No Brasil, a Igreja Católica celebra a festa de Nossa Senhora Aparecida. Hoje, a CNBB decretou que começa um ano mariano para celebrar os 300 anos da aparição da imagem. 

Peço a Deus que essa devoção do povo católico a Maria como Mãe Negra Aparecida nos lembre de Deus como mãe carinhosa e protetora, principalmente para o povo negro e pobre. 

Sofro quando vejo padres incentivarem a devoção a Maria de uma forma quase idolátrica e pouco evangélica, como se fosse independentemente de Jesus. 

Também acho uma pena que, ao fomentar essa devoção, a Igreja Católica do Brasil se distanciou dos outros países do continente latino-americano que se unem em torno da devoção a Nossa Senhora de Guadalupe. Nesse momento em que buscamos a integração do continente, devemos cuidar de retomar sinais de unidade continental. 

Em toda América, 12 de outubro lembra o dia da chegada de Colombo, ou seja, o começo da conquista colonial. Em vários países, nesse dia, se celebra o Grito dos Excluídos. No Brasil, fazemos no 07 de setembro e hoje celebramos o dia da criança. De todo modo, mesmo como voz isolada, vamos nos unir aos povos indígenas que, nesse dia, celebram o dia das culturas para ressaltar a resistência contra a conquista. Estamos juntos! Hasta la victoria!. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações