Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quarta feira, 09 de maio 2012

Consolações 

Duas alegrias tomaram hoje o meu dia. me encheram a alma.

1o - A Universidade Católica de Pernambuco começou hoje sua semana teológica. O tema foi os 50 anos do Concílio Vaticano II. Uma palestra genial, magnífica, esplêndida mesmo do mestre José Oscar Beozzo que veio de São Paulo para isso. Que domínio do tema e que capacidade de envolver a platéia... Que clareza de princípios... Eu babei, como diria o povo.... Aproveitei cada detalhe, revivi meu tempo de jovem, a mística de cada dia esperando o que o Concilio dizia e mudava sobre as coisas. Vocês sabem que eu fiz profissão de monge no dia 08 de dezembro de 1965, exatamente no mesmo dia e perto da hora em que em Roma o Concílio se encerrava... A sala estava super cheia e a maioria era de estudantes de teologia e seminaristas. Tenho a impressão de que muitos nunca tinham ouvido uma apresentação tão completa e profunda sobre o Concílio e em uma linha aberta, crítica e lúcida... sem frescuras nem subterfúgios... Profecia mesmo. Graças a Deus. Tomara que dê fruto. 

Outra alegria mais íntima:

Soube por um amigo que no lugar em que eu estava iria chegar alguém que há anos não me dirigia a palavra e guardava uma mágoa e até raiva por coisas que eu nem sei - desconfio que divergências de visão de mundo, de Igreja, sei lá... o fato é que eu me lembro de já ter cumprimentado essa pessoa e simplesmente não ter recebido resposta... Hoje decidi espera-la e quando chegou, eu disse: estava esperando você para cumprimentar e lhe dar um sinal de que me lembro muito de você e com amizade. E lhe dei um presente - um livro de um amigo comum (não meu). A pessoa pela primeira vez nesses anos mais recentes, me acolheu, agradeceu e puxou conversa que eu senti que era sincera e profunda. Saí com o coração em festa... Só posso agradecer mil vezes ao Pai de amor essa graça de apesar de nossas limitações e bloqueios, ele nos tornar capazes de nos reconciliar e refazer a comunhão. Daria qualquer coisa por isso e ao menos com essa pessoa consegui. Ou melhor, Deus conseguiu em mim e para mim. Aleluia. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações