Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa inicial, sexta feira, 30 de dezembro 2011

TV do povo 

Nesses dias do final do ano, fico impressionado com a futilidade e a alienação dos noticiários das emissoras de televisão no Brasil. Sei que em outros países, geralmente, não é diferente. Os telejornais se concentram em mostrar os pratos dos restaurantes chiques para a ceia de ano novo, as preparações para a queima de fogos em Copacabana, a mulher rica que leva o seu cachorrinho para um banho perfumado de rosas e daí para pior. O continente africano se acabando pela fome e por doenças provocadas pela miséria. A violência contra os índios continuando no Brasil cada dia a provocar mortes nas aldeias. E na América do Sul, o novo processo bolivariano conseguindo superar a crise econômica que devasta os países ricos. Mas, nada disso é notícia. Ontem o Jornal da Band, depois de mostrar os assaltos e crimes nossos de cada dia, teve como reportagem mais importante da noite a cena do homem que na Inglaterra criou uma ninhada de gansos e atualmente voa com eles pelos céus de Londres em voo livre. Enquanto isso, a Globo centrou a semana inteira sobre cinco reportagens sobre como é a vida na ilha comunista de Cuba, oprimida pelo ditador Raul Castro. Em minha vida, fui lá oito vezes e estarei lá de 11 a 18 de fevereiro e não reconheço nenhuma verdade naquilo que mostram, a não ser propaganda pro-americana e capitalista. Será que nesse ano novo, encontraríamos um modo de não só desejar, mas proporcionar um ano novo mais feliz para o povo brasileiro, ajudando-o a se libertar dessa propaganda mentirosa e que faz questão de falar a cada dia contra nosso próprio povo, só mostrando roubos, assaltos e crimes? 

Tenho colaborado com a pequena e ainda iniciante TV Supren (Supren é um termo em esperanto que significa "prá cima") em Brasília. É uma tv que pertence a uma ONG (União Planetária) e que tem como opção dar notícias boas e positivas ao povo. Ali gravo uma vez por mês quatro programas de entrevistas. O programa se chama "Encontros para o bom viver" e passa duas vezes em dois dias da semana (3a e sábado, uma vez às 15 h e outra _às 23 h). A TV Supren é transmitida pelo canal 2 da NET e tb pode ser acessada na internet: www.tvsupren.com.br 

Tenho críticas à TV Supren e desejo que se torne mais profissional e menos didática (porque se pode e se deve educar sem se tornar chato). Estou sendo convidado para colaborar com a Telesur, tv da Venezuela que está pegando em vários países da América do Sul e que começa um convênio com a TV Brasil. Vamos ver se essa começa a aproveitar coisas boas do noticiário da Telesur, essa sim com grande nível técnico, bons profissionais e excelente conteúdo. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações